O que faço para ter meu olfato de volta?

Um dos sintomas mais comuns para quem foi infectado pela Covid-19 é a perda (Anosmia) ou a distorção (Parosmia) do olfato e, como já falei em posts anteriores, a procura rápida por ajuda médica é fundamental para reduzir as chances de permanecer com alguma sequela olfatória.


Mas muitos dos infectados pelo vírus têm receio de sair de casa para ir a um consultório médico. Há também situações em que a contaminação ocorre em outra cidade ou país, que não o de residência, dificultando ainda mais a busca por ajuda.


Por isso, trago aqui algumas dicas práticas do que pode ser feito nestas situações.


Mas nunca é demais reforçar: não faça apenas o treinamento por conta própria, sem procurar ajuda médica. Você pode ter alguma condição que demande a realização de exames ou outros tratamentos. Se por qualquer motivo não conseguir realizar uma consulta presencial, faça uso das consultas por telemedicina, para que o especialista possa entender seu quadro clínico e indicar qual a abordagem correta.



O treinamento olfatório


O treinamento olfatório é uma técnica que estimula nosso nariz com diferentes tipos de fragrâncias, a fim de restaurar a percepção dos cheiros.


Seu mecanismo de ação é “re-ensinar” o cérebro e a via olfatória qual é o aroma daquilo que está sendo cheirado.



Materiais


Óleos essenciais: eucalipto, cravo, limão e rosa (ou gerânio) - sem restrições para mudar um ou mais aromas, se for de sua preferência.



Como fazer


  • Encontre um lugar silencioso para sentar. Você precisará se concentrar no que está fazendo.

  • Abra um frasco e segure-o próximo ao nariz. Experimente inalações curtas. “Procure” o cheiro do que estiver sentindo. Tente não julgar, apenas fique com o cheiro.

  • Você deve treinar com cada frasco por 20 a 30 segundos. Quando terminar, feche o frasco. Respire normalmente por mais 30 segundos e depois passe para o próximo frasco.

  • Realize o treinamento duas vezes por dia.


Mantenha o foco


Manter o foco durante o treinamento olfatório é fundamental para um bom resultado. Procure se concentrar no treinamento e não se distrair.


 

Dica: Visualizar um limão enquanto treina este aroma pode ajudar. Pense no limão e mude sua atenção para a percepção que você tem. Pergunte a si mesmo “O que é isso? Que tipo de mensagem de cheiro estou recebendo?”. Então encontre sua resposta.

 

Pode ser algo como “Eu sinto o cheiro de algo, e não é como limão.” e tente encontrar maneiras de descrevê-lo para si mesmo. Use o vocabulário que achar útil. Você pode tentar usar palavras como “suave” ou “nítido”.


A experiência de olfato é diferente para cada pessoa. Tente explorar o cheiro da maneira que puder.



Tenha paciência


O treinamento do olfato é um compromisso e leva tempo. Você precisa treinar por um período mínimo de quatro meses, duas vezes por dia. Pense nisso como uma fisioterapia para o seu nariz.


A via olfatória pode se “reconectar”, mas esse é um processo lento. O autocuidado, na forma de treinamento do olfato e da saúde do seu nariz, é uma das coisas mais importantes que você pode fazer por si mesmo para ajudar sua recuperação.



Dicas


  • Mantenha seus frascos de óleo essencial na geladeira. Isso preserva os aromas por mais tempo.

  • Faça o treinamento do olfato em um momento tranquilo do dia, sem distrações. Se o cheiro parecer distorcido, saiba que está tudo bem. Qualquer experiência é positiva.

  • Faça experiências com que tipo de inalação funciona para você. Comece com inalações suaves e curtas.

  • Troque seus óleos a cada 4-5 meses. Eles devem se manter frescos durante esse período, se você os mantiver bem fechados e fora do sol.

  • Evite cheirar os óleos diretamente, o ideal é embeber uma folha de papel vegetal com algumas gotas do óleo. Caso prefira, já existem kits prontos de treinamento olfatório disponíveis para comprar.


Tome nota


A cada duas semanas, faça algumas anotações sobre suas observações e registre-as em um caderno ou uma folha, pontuando de 0 a 5.


FORÇA: 0 = não cheira 5 = cheiro normal

SEMELHANÇA: 0 = o cheiro é irreconhecível, 5 = tem um cheiro “verdadeiro” COMENTÁRIO: Anote todos os pensamentos que lhe vierem à mente.





13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo