Nosso nariz é a porta de entrada para nosso sistema respiratório e tem grande importância na proteção contra infecções por vírus e bactérias, além de agentes que possam causar inflamação, como a alergia.
Além da filtração, o nariz também é responsável pelo aquecimento e umidificação do ar inspirado, para que chegue aos nossos pulmões em condições adequadas para a oxigenação do nosso sangue.
Diariamente estamos expostos à poluição do ar, fumaça de cigarro, ar condicionado e outras impurezas que, em contato constante com a mucosa da nossa cavidade nasal, prejudicam seu funcionamento adequado.
Por isso, a lavagem nasal tem grande importância, não só para manter a mucosa do nariz úmida, mas também para auxiliar na remoção mecânica de possíveis agressores ao nosso nariz.
Independentemente da forma (com conta-gotas, spray ou irrigação nasal), a lavagem nasal é indicada tanto para realizar a higiene nasal como para o tratamento de doenças nasossinusais, como a rinite e a rinossinusite.
São diversos os benefícios da lavagem nasal:
Elimina impurezas das cavidades nasais
Remove o excesso de secreções
Mantém a mucosa nasal mais úmida
Expulsa agentes que provocam reações alérgicas, como a rinite
Diminui a sensação de nariz entupido
Diminui a viscosidade do muco nasal, facilitando a drenagem de secreções
Auxilia na prevenção e no tratamento de doenças como a rinite e a rinossinusite
É fundamental no pós-operatório de cirurgias nasossinusais
Ao contrário de algumas medicações nasais, quando realizada da forma adequada, quase não há contra-indicações para a lavagem nasal com soro fisiológico. Ela é, inclusive, indicada para qualquer idade, desde bebês até idosos, principalmente em casos de rinossinusites crônicas e no pós-operatório de cirurgias nasossinusais.
Somos ensinados desde pequenos a ter certos cuidados de higiene, como escovar os dentes, lavar as mãos e tomar banho. E por que não fazemos o mesmo com nosso nariz?
A lavagem nasal deveria se tornar parte dos nossos hábitos cotidianos, já que é uma importante forma de prevenção a processos infecciosos.
Lembrando que essas são recomendações gerais. Caso você apresente sintomas nasais ou esteja com dificuldade de realizar a lavagem nasal, é recomendado que converse com seu médico, para receber a orientação correta e possíveis tratamentos adicionais.
Comentários