top of page

Como fazer a lavagem nasal com alto volume de soro na garrafa nasal?

🍼Com o que?

Como no Brasil não temos o kit da Neil Med, a minha forma favorita é utilizando garrafas de soro fisiológico vendidas na farmácia e adaptando um bico específico para lavagem nasal, que parece um bico de mamadeira, chamado bico Nozzle, que também é vendido em farmácias ou pela internet. Para adultos, são utilizadas as garrafas de 250 ml, para as crianças, 100 ml.

👶🏼👩🏾👵🏼Para quem?

A lavagem nasal com alto volume pode ser realizada por qualquer pessoa (exceto aquelas com alterações anatômicas ou neurológicas importantes, na dúvida, consulte seu médico). Mas é principalmente indicada em casos de rinossinusites crônicas e no pós-operatório de cirurgias nasossinusais.

😉Dicas

💦Não direcionar o jato para o septo nasal (parede que divide o lado direito do lado esquerdo do nariz), pois pode causar escoriações e sangramento.

💦Flexione a cabeça 90 graus para frente, de forma que permaneça olhando em direção ao chão durante a lavagem. Desse modo, o soro atinge nossos seios nasais de forma mais adequada, além de protegermos a tuba auditiva (e evitar sensação de dor de ouvido).

💦O melhor sinal de que a lavagem está sendo eficiente é quando o soro entra por uma narina e sai pela outra!

💦Utilize metade do conteúdo da garrafa aplicando por um lado do nariz e a outra metade aplicando pelo outro lado.

🧼Higienização

Após a lavagem nasal, higienize o bico Nozzle com água e detergente ou sabão. A seguir, introduza o bico em um copo de água e deixe 1 minuto no microondas para concluir a higienização. Troque o bico após 3 meses de uso.



7.309 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page