top of page

Por que fazer a lavagem nasal é tão importante?

Nosso nariz é a porta de entrada para nosso sistema respiratório e tem grande importância na proteção contra infecções por vírus e bactérias, além de agentes que possam causar inflamação, como a alergia.


Além da filtração, o nariz também é responsável pelo aquecimento e umidificação do ar inspirado, para que chegue aos nossos pulmões em condições adequadas para a oxigenação do nosso sangue.


Diariamente estamos expostos à poluição do ar, fumaça de cigarro, ar condicionado e outras impurezas que, em contato constante com a mucosa da nossa cavidade nasal, prejudicam seu funcionamento adequado.


Por isso, a lavagem nasal tem grande importância, não só para manter a mucosa do nariz úmida, mas também para auxiliar na remoção mecânica de possíveis agressores ao nosso nariz.


Independentemente da forma (com conta-gotas, spray ou irrigação nasal), a lavagem nasal é indicada tanto para realizar a higiene nasal como para o tratamento de doenças nasossinusais, como a rinite e a rinossinusite.



São diversos os benefícios da lavagem nasal:


  • Elimina impurezas das cavidades nasais

  • Remove o excesso de secreções

  • Mantém a mucosa nasal mais úmida

  • Expulsa agentes que provocam reações alérgicas, como a rinite

  • Diminui a sensação de nariz entupido

  • Diminui a viscosidade do muco nasal, facilitando a drenagem de secreções

  • Auxilia na prevenção e no tratamento de doenças como a rinite e a rinossinusite

  • É fundamental no pós-operatório de cirurgias nasossinusais


Ao contrário de algumas medicações nasais, quando realizada da forma adequada, quase não há contra-indicações para a lavagem nasal com soro fisiológico. Ela é, inclusive, indicada para qualquer idade, desde bebês até idosos, principalmente em casos de rinossinusites crônicas e no pós-operatório de cirurgias nasossinusais.


Somos ensinados desde pequenos a ter certos cuidados de higiene, como escovar os dentes, lavar as mãos e tomar banho. E por que não fazemos o mesmo com nosso nariz?


A lavagem nasal deveria se tornar parte dos nossos hábitos cotidianos, já que é uma importante forma de prevenção a processos infecciosos.


Lembrando que essas são recomendações gerais. Caso você apresente sintomas nasais ou esteja com dificuldade de realizar a lavagem nasal, é recomendado que converse com seu médico, para receber a orientação correta e possíveis tratamentos adicionais.


263 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page