Como lidar com o medo antes da cirurgia?

O medo é um estado de alerta muito importante para o ser humano. Ele é um sinal de atenção que o nosso cérebro emite quando temos a consciência de algum perigo. É ele quem nos salva de muitos riscos que poderiam ser prejudiciais à nossa vida.


Quando se trata do medo pré-cirurgia, não é diferente. Apesar de o processo cirúrgico todo, desde a anestesia até a cirurgia em si, ser cada vez mais seguro, existe algum risco, como em tudo na vida. Por isso, é mais que legítimo ter medo.


Especialmente na otorrinolaringologia, os riscos cirúrgicos são relativamente baixos, e os benefícios de uma cirurgia bem indicada são expressivamente maiores que os riscos.


Mesmo assim, sempre explico as eventuais intercorrências que possam existir. Costumo fazer a seguinte analogia: é como atravessar a rua; pode vir um carro e nos atropelar? Pode. Mas não é por isso que deixamos de atravessá-la. Se nos precavermos, olhando para os lados, respeitando o semáforo e atravessando na faixa de pedestres, minimizamos as chances de acontecer algo ruim.


Na cirurgia funciona da mesma forma, fazemos todo um preparo pré-operatório com exames e seguindo um questionário sobre alergias e outros fatores que possam aumentar o risco cirúrgico, para que possamos ter um procedimento tranquilo e sem sustos.


Mas, para mim, o mais importante de tudo é uma relação médico-paciente muito sólida.


É o seu cirurgião que vai ponderar os riscos e os benefícios de uma eventual cirurgia e, baseado na sua experiência e na intensidade do quadro clínico, te explicar quais são os objetivos do procedimento, o que vai conseguir melhorar e o que não vai. E, sempre, em conjunto com você, decidir qual a melhor conduta.


Por isso, minha principal dica para controlar o medo pré-cirurgia é: escolha um cirurgião de sua confiança, esclareça todas as suas dúvidas e entenda o porquê essa cirurgia vai te beneficiar.


Por mais que um friozinho na barriga seja inevitável, quando temos a convicção de que estamos tomando a decisão certa, o medo se torna apenas uma ansiedade.


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo