top of page

Por que você não gosta de ouvir o som da sua própria voz?

E por que o som da gravação da nossa voz é tão diferente de quando falamos?

 

Voz no fone de ouvido

 

“A minha voz é assim mesmo?”. Quem nunca se fez essa pergunta ao escutar sua voz em uma gravação? A voz que você escuta enquanto está falando é bem diferente da que os seus amigos escutam (e da que é gravada no celular). Isso acontece porque o som que sai da sua corda vocal chega ao seu ouvido de uma forma diferente da que chega ao ouvido de outras pessoas.


As pessoas ao seu redor recebem o estímulo sonoro da sua voz apenas pela condução externa do som através do ar. Quando estamos escutando nossa própria voz, nosso sistema auditivo é estimulado não só pela condução externa, mas também pela condução interna através dos ossos e tecidos no nosso corpo. Esse tipo de transmissão sonora tem maior capacidade de conduzir baixas frequências de som. Quando a combinação destes dois tipos de transmissão sonora estimulam seu sistema auditivo, o resultado final é a percepção de uma voz mais grave do que a percebida por outras pessoas.


Quer fazer um teste? Fale uma frase com e sem suas orelhas tampadas. Com os ouvidos fechados, o som fica mais grave, suave e harmônico, já que anulamos a condução externa do som e estimulamos nosso sistema auditivo apenas através da condução interna pelos ossos do nosso corpo. Por isso, escutar nossa própria voz em uma gravação, diferente e mais aguda do que a que estamos acostumados a ouvir todos os dias, causa estranhamento e normalmente não gostamos!


A boa notícia é que sua voz não é estranha para seus amigos e familiares. É a voz que eles estão acostumados e eles nunca conseguirão ouvir a sua “voz interna”, então não se preocupe em falar!


Quer saber mais sobre o assunto? Assista a este interessantíssimo TED Talk da especialista em voz, Rébecca Kleinberger, do MIT Media Lab’s Opera of the Future group.


914 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page