top of page

Qual a relação do otorrinolaringologista com o fonoaudiólogo?

Você sabia que o trabalho do fonoaudiólogo é totalmente complementar ao do médico otorrinolaringologista? Embora assumam papéis diferentes, as duas especialidades caminham juntas, desde o diagnóstico clínico até o tratamento da queixa do paciente.


A avaliação médica feita pelo otorrino é uma etapa fundamental para que o fono realize os exames necessários para um diagnóstico mais preciso. Entre os exames mais frequentes, estão:


✔avaliação da audição (audiometria, impedanciometria, BERA e PEAT)


✔teste da orelhinha (emissões otoacústicas)


✔avaliação da função do labirinto (exame otoneurológico e avaliação funcional )


✔avaliação de zumbido (acufenometria)


Esse trabalho multidisciplinar auxilia o encaminhamento do paciente a um tratamento mais assertivo. Por exemplo, o exame otoneurológico realizado pelo fono ajuda a descobrir se a tontura do paciente vem do sistema labiríntico (responsável pelo controle do equilíbrio corporal), do sistema proprioceptivo (sistema sensorial), do sistema visual ou do conjunto desses sistemas. Com esse diagnóstico é possível encaminhar o paciente que não tem suas tonturas aliviadas por meio de medicamentos para uma reabilitação vestibular.


A fonoaudiologia atua também na saúde vocal, em distúrbios de comunicação oriundos do sistema auditivo, na motricidade orofacial (sistema relacionado à respiração, sucção, mastigação, deglutição e fala), na disfagia (dificuldade para engolir), na saúde do trabalhador, em dificuldades de aprendizagem, na reabilitação de pessoas com problemas neurológicos e neurofuncionais e em quem sofre com zumbidos nos ouvidos.


Além disso, o fono tem um papel muito importante na adaptação de pessoas surdas aos aparelhos auditivos, os quais devem ser encaminhados pelo otorrino. É o fono que tem o conhecimento e técnica para selecioná-los, ajustá-los e programá-los, a fim de que o som fique agradável aos ouvidos, como um instrumento musical que precisa ser bem afinado.


Aqui na Clínica Menon nossa fonoaudióloga Graziela Gaspar atua com exames e tratamentos específicos, quando necessários, para levar mais qualidade de vida aos nossos pacientes.

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page